O Verdadeiro Calvinismo –
Charles Spurgeon
“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” (João 14:8)
Lembro-me de que houve muitas críticas a um de meus sermões; ‘Constranja-os a Entrar’, em que preguei com muita ternura pelas almas! Disseram que o sermão era arminiano e contrário a sã doutrina. Pouco me importa ser julgado pelos homens, pois meu Mestre pois seu selo naquela mensagem; nunca preguei um sermão em que tantas almas fossem ganhas para Deus, como nossas reuniões na igreja podem atestar. E em todos os lugares onde o sermão foi divulgado, pecadores foram salvos por sua instrumentalidade.
Portanto, se é vil exortar o pecador, eu me proponho a ser mais vil ainda. Creio tão firmemente nas doutrinas da graça quanto qualquer homem vivo e sou um verdadeiro calvinista segundo a ordem do próprio João Calvino. Mas, se rogar ao pecador que tome posse da Vida Eterna é errado, errarei mais ainda, pois, sigo ‘acima de tudo’ o exemplo de meu Senhor e de seus apóstolos, que, embora ensinassem que a salvação é pela graça, e somente pela graça, não temiam falar aos homens como seres racionais e agentes responsáveis, exortando-os a se esforçarem ‘por entrar pela porta estreita’ e trabalharem ‘não pela comida que se acaba, mas pela comida que permanece para vida eterna.
Apeguem-se à verdade da soberania divina, mas não permitam que isso se transforme em grilhões quando, no poder do Espírito Santo, vocês se tornarem pescadores de homens…Não omitam uma única exortação nem deixem quem a obra de Deus se faça sozinha, como se fosse por predestinação sem instrumentalidade…As almas anseiam por uma argumentação criteriosa e exortação amorosa que as convença a escapar da própria ruína. Nós nunca teríamos vindo a Cristo se um constrangimento divino não tivesse sido posto sobre nós. Esse constrangimento geralmente vem por instrumentalidade! Procuremos ser esses instrumentos. Oh se não fosse pelas vozes fervorosas que pregaram para nós…nunca teríamos vindo.
EMPENHEM-SE EM PERSUADIR OS HOMENS USANDO TODO O SEU PODER DE RACIOCÍNIO, SALGANDO TUDO COM LÁGRIMAS DE AFETO. NÃO DEIXE QUE QUAISQUER NOÇÕES DOUTRINÁRIAS FIQUEM NO CAMINHO DA LIVRE PERSUASÃO QUANDO ESTIVER LIDANDO COM A MENTE DOS HOMENS, POIS A SÃ DOUTRINA ESTÁ EM PERFEITA HARMONIA COM ISSO.
Charles Spurgeon
Nenhum comentário:
Postar um comentário