João Calvino
João Calvino é uma figura não só controversa, mas ainda
muito desconhecida e mal compreendida por muitos.O calvinismo não foi um movimento
teológico passageiro.
É impossível fazer teologia de
modo responsável sem interagir com o legado de Calvino.
O calvinismo é um modo completo de ver, entender e
existir; é um sistema que envolve todos os aspectos da
vida humana.
Embora a concepção popular do pensamento teológico de
Calvino seja a de um sistema rigorosamente lógico,
centrado sobre a doutrina da predestinação, isto não é
verdade. Falar de Calvino como um teólogo sistematizador
implica em um grau de afinidade com o escolasticismo
medieval que contradiz suas atitudes conhecidas. Também
sugere um deslocamento significativo entre Calvino e sua
cultura, que não percebeu que nenhuma razão particular para produzir obras de
“teologia sistemática” – um gênero literário que, de
qualquer modo, estava firmemente identificado com a
preservação do tão desprezado escolasticismo.
A obra teológica de Calvino
A obra magna da exposição do pensamento teológico de
João Calvino é conhecida pelo nome de "As Institutas".
Em importância, influência e qualidade, essa obra parte da história da teologia. Ela poderia ser
comparada, talvez, à Cidade de Deus de Agostinho,
ou a Summa de Tomás de Aquino, possivelmente à Dogmática Eclesiástica de Karl Barth.
As
Institutas são um livro onde encontramos não apenas o melhor compêndio de teologia
cristã, segundo alguns teólogos, mas também a base de
uma cosmovisão cristã, cuja abrangência e consistência
são sem igual na história da igreja. Ele ainda produziu
comentários sobre quase todos os livros do Novo
Testamento (exceto 2 e 3 João e Apocalipse) e, no
Antigo, escreveu sobre o Pentateuco, Josué, Salmos e
sobre os profetas maiores e menores (Isaías e
Malaquias). A série Corpus Reformatorum contém
872 sermões de Calvino.
A biblioteca de Genebra possui
2035 desses sermões em manuscrito. Ele também publicou
folhetos e tratados com temas apologéticos (contra
católicos e anabatistas) e de assuntos gerais sobre a
Reforma da Igreja. Um dos mais conhecidos é o tratado
sobre a Ceia do Senhor (escrito quando estava em
Estrasburgo), em que combate os pontos de vista do
romanismo e do luteranismo e dá o seu próprio ponto de
vista sobre a ordenança.
Através de cartas se comunicou
com outros reformadores, soberanos, igrejas perseguidas
e protestantes encarcerados, pastores, colportores, e
outros.
Uma das mais famosas de suas cartas, além da que
prefacia a sua obra magna, dirigida ao rei Francisco I,
é sua resposta ao cardeal Sadoleto. Este ícone da
teologia cristã ainda produziu escritos litúrgicos e
catequéticos. Logo depois da 1ª edição das Institutas,
Calvino escreveu o seu primeiro “catecismo” a que deu o
nome de Instrução de Fé, em 1537, que verteu para o
francês em 1538. Em Genebra, escreveu também com outro
catecismo, ao qual deu o formato de catecismo mesmo,
hoje conhecido como o Catecismo de Genebra. Ali escreveu
também uma Confissão de Fé, livro de ordem litúrgica e
administração eclesiástica (disciplina), saltério, etc.
Pelo volume de seus escritos se percebe a profundidade
de seu pensamento. É certo que as Institutas,
obra publicada em sua versão final em 1559, têm sido
frequentemente comparadas às outras obras, com suas 512
questões, 2.669 artigos e mais de 10.000 objeções e
réplicas - em sua abrangência e influência. Mas isto é
confundir puro volume literário e influência histórica
com afinidade teológica.
Como um estudo da evolução das
Institutas indica, Calvino originalmente concebeu
a obra em termos modestos, sem qualquer pretensão à
abrangência metodológica. A reordenação do material,
entre as edições no período de 1536 a 1559, reflete
considerações mais pedagógicas que metodológicas. A
preocupação de Calvino é mais humanista que escolástica
– ajudar seus leitores, ao invés de impor-lhes um método
sobre o pensamento.
As
Institutas de 1559
combinam as virtudes cardeais da educação humanista –
clareza e compreensividade – permitindo a seus leitores
acesso a uma apresentação clara e completa dos
principais pontos da fé cristã, que Calvino desejava que
fossem entendidos. Em nenhum ponto há qualquer evidência
que sugira um princípio condutor, axioma ou doutrina –
exceto a clareza de apresentação – que governa a forma
ou a substância da obra.
A amplitude do pensamento de Calvino
A
força do pensamento de Calvino não está na sua
capacidade de expressar de modo claro, correto e
profundo o verdadeiro sentido das afirmações bíblicas. O pensamento teológico do pastor curador de almas
foi expresso com sua visão de teólogo e seu saber de
jurista, focada em honrar a Deus acima de todas as
coisas. Para ele as pessoas devem buscar a perfeição no
cotidiano da vida, honrando a Deus pelas contínuas
conquistas advindas do trabalho, pois a sua teologia é
aplicada à vida como um todo e para servir à sociedade
em geral.
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